quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Por uma relação epistêmica com o saber

Por uma relação epistêmica com o saber

Este mural foi elaborado para desenvolver as 05 questões abaixo sobre o artigo.
Usamos para cada questão uma figura que achamos que tem ligação com a referida questão.

Título: Por uma relação epistêmica com o saber
Autora: Jacqueline Andrade

1° Qual o assunto do artigo?

O significado da leitura e a sua relação com a construção do conhecimento no fazer pedagógico do professor do ensino superior.



2° Qual a delimitação do assunto feito pela autora?

O significado da leitura e a sua relação com a construção do conhecimento no fazer pedagógico do professor do ensino superior.


3° Qual o ponto de vista desenvolvido pela autora em relação ao tema abordado?


A autora afirma que boa parte dos alunos do ensino superior não foi preparada para o exercício da análise crítica do contexto em que vivia, ao longo dos anos que antecederam a graduação: a escola em vez de dar-lhe voz contribuiu para silenciá-la; e ainda coloca sobre o ombro desses alunos a responsabilidade pela sua falha; esquecendo-se de seu papel na criação de condições para o desenvolvimento de competências cognitivas globais necessárias para o desenvolvimento de um discurso próprio por parte desses alunos, a saber:Dominar linguagens; Compreender fenômenos; Enfrentar situações problemas;Construir argumentações;Elaborar propostas.  


 
4° Que argumentos são usados pela autora, para sustentar o seu ponto de vista?

A autora tem como argumento que a intervenção pedagógica articula conteúdos e a ação pedagógica ao momento atual de cada aluno, estimulando-o em níveis mais complexos de aprendizagem, e relembra que ao lembrar a crise que o planeta vive se o educador lembrar o conceito chinês sobre crise verá que ela é composta de perigo e oportunidade, como caminho para transformação e para essa transformação, a autora traz alguns paradigmas, como: a transdisciplinaridade, a intersubjetividade, a interatividade.
5° A que conclusão chegou à autora diante do fato observado por ela no desenvolvimento do tema?

A autora conclui que a estrutura da aula é incorreta para os espaços de concentração da inteligência, pois subordina a criatividade do aluno às normas do currículo e por estimular a submissão intelectual numa época em que se prega o desenvolvimento de habilidades que atendam ao mundo globalizado.
Para desenvolver, alunos críticos, que saibam entender e se expressar em diferentes situações, fazem-se necessária uma postura de ensino que não fique fazendo referência ao que se deveria ter aprendido no ensino fundamental ou médio, mas que procure levar em conta a realidade atual em que se encontram esses alunos, além de fugir dos exercícios mecânicos, não valorizar as respostas prontas e utilizar o texto escrito como um aprendizado em si, e não como expediente para ensinar o assunto da disciplina que está trabalhando.









A prática docente merece séria revisão, quando se dá conta de que hoje a qualidade da formação do profissional exige muito mais dos alunos que apenas a reprodução das informações que eles receberam na aula.



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