segunda-feira, 19 de setembro de 2011

AS PALAVRAS

De: Othon Moacir Garcia



Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de
Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de
Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste
de vocabulário cem alunos de um curso de formação de
dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os
executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por
cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam
cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento
mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta
ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem,
evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de
que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à
expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa,
estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de
refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo
léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital da
comunicação.

Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo
que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem
elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que
“amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro
mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras
palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A
própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras)
está intimamente relacionada com a clareza e a precisão das
expressões que as traduzem. As próprias impressões
colhidas em contato com o mundo físico, através da
experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais
capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões
vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso,
sem dúvida: “… nossos hábitos linguísticos afetam e são
igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos
nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a
observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a
imaginação”. De forma que um vocabulário escasso e
inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções,
mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação
e o poder criador, limitando a capacidade de observar,
compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma
novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que
veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há
século e meio, Herder já proclamava que um povo não
podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma
palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no
Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito
na 2ª edição de Enriqueça o seu vocabulário (Rio,
Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de
Holanda Ferreira.

Portanto, quanto mais variado e ativo é o vocabulário
disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado
é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto
mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos
do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de
comunicação capazes de traduzir apenas expansões
instintivas dos primitivos, dos infantes e … dos irracionais.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna.
8 ed. Rio de Janeiro, Editora da FGV, 1980. p. 155-6


LEGENDA:

Ideia tese do parágrafo
Frase principal de explanação
Frase secundária de explanação


Estrutura do texto:

1º parágrafo - INTRODUÇÃO
2º e 3º parágrafo - DESENVOLVIMENTO
4º parágrafo - CONCLUSÃO


CURIOSIDADES DO TEXTO:

No segundo paragráfo o pronome demonstrativo (ISSO) retorma a ideia do parágrafofo anterior.



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EXERCÍCIO

Material didático organizado por Jacqueline Andrade

1. Observe as palavras destacadas nas frases abaixo. Trata-se de casos de "impropriedade vocabular", ou seja, de palavras cujo significado não é adequeado para o uso a que foram destinadas. Sua função é substituí-las por termos mais apropriados.

a) Os quatros rapazes sumidos na serra do Mar foram encontrados ontem.

- DESAPARECIDOS

b) Num laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi achada uma célula capaz de retardar o desenvolvimento do câncer.

- DESCOBERTA

c) Muitos banhistas sofreram queimaduras de pele devido à violenta luz do sol.

- INTENSA

d) O time foi fazer uma excursão na Europa para que os jogadores ganhassem mais vivência.

- EXPERIÊNCIA

e) Os parlamentares apresentaram sua intenção de investigar o caso.

- EXPUSERAM

f) Os alunos das escolas estaduais terão aulas aos sábados para botar a programação em dia.

- ATUALIZAR A SUA PROGRAMAÇÃO

g) O futura é enigmático.

- INCERTO/DUVIDOSO

h) Suas críticas são demasiadas.

- EXAGERADAS

i) Depois de negar várias vezes, o deputado repentinamente assumiu sua culpa.

- INESPERADAMENTE

j) Será implantada uma refinaria na Baixada Fluminense.

- INSTALADA

k) A SUNAB irá divulgar a tabela de preços a ser implantada a partir de segunda-feira.

- VIGORADA

l) A reunião marcada na terça-feira aconteceu com a presença de todos os ministros.

- REALIZOU-SE

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