segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TIPOLOGIA TEXTUAL




NARRAÇÃO:

Desenvolvimento de ações. Tempo em andamento.

Narrar é contar uma história. A Narração é uma sequência de ações que se desenrolam na linha do tempo, umas após outras. Toda ação pressupõe a existência de um personagem ou actante que a pratica em determinado momento e em determinado lugar, por isso temos quatro dos seis componentes fundamentais de um emissor ou narrador se serve para criar um ato narrativo: personagem, ação, espaço, e tempo em desenvolvimento. Os outros dois da narrativa são: narrador e enredo ou trama. 

DESCRIÇÃO:

Retrato através de palavras. Tempo estático

Descrever é pintar um quadro, retratar um objeto, um personagem, um ambiente. O ato descritivo difere do narrativo, fundamentalmente, por não se preocupar com a sequência das ações, com a sucessão dos momentos, com o desenrolar do tempo. A descrição encara um ou vários objetivos, um ou vários personagens, uma ou várias ações, em um determinado momento, em um mesmo instante e em um fração da linha cronológica. É a foto de um instante.

A descrição  pode ser estática ou dinâmica.

A descrição estática não envolve ação. Ex: Uma velha gorda e suja.
A descrição dinâmica apresenta um conjunto de ações concomitantes, isto é, um conjunto de ações que acontecem todas ao mesmo tempo, como uma fotografia. 
DISSERTAÇÃO:

Desenvolvimento de ideias. Temporais/Atemporais.

Dissertar diz respeito ao desenvolvimento de ideias, de juízos, de pensamentos, de raciocínio sobre um assunto ou tema.

Quase sempre os textos quer literários, quer científicos, não se limitam a ser puramente descritivos, narrativos ou dissertativos. Normalmente um texto é um complexo, uma composição, uma redação, onde se misturam aspectos descritivos, com momentos narrativos e dissertativos e, para classificá-los como narração, dissertação ou descrição, procure observar qual o componente predominante.


Tipologia textual - exercícios



A) Numere os parágrafos a seguir, identificando o tipo de redação apresentado:
(1) descrição       (2) narração        (3) dissertação

(2) O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou a um funcionário onde ficava a cidade mais próxima. Ele respondeu que havia um vilarejo a dez quilômetros dali.

(2) O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou:
   ¾ Onde fica a cidade mais próxima?
   ¾ Há um vilarejo a dez quilômetros daqui ¾ respondeu o funcionário.

(1) Nas proximidades deste pequeno vilarejo, existe uma chácara de beleza incalculável. Ao centro avista-se um lago de águas cristalinas. Através delas, vemos dança rodopiante dos pequenos peixes. Em volta desse lago pairam, imponentes, árvores seculares que parecem testemunhas vivas de tantas histórias que se sucederam pelas gerações. A relva, brilhando ao sol, estende-se por todo aquele local, imprimindo à paisagem um clima de tranqüilidade  e aconchego.

(3) Acreditamos firmemente que só o esforço conjunto de toda a nação brasileira conseguirá vencer os gravíssimos problemas econômicos, por todos há muito conhecidos. Quaisquer medidas econômicas, por si só, não são capazes de alterar a realidade, se as autoridades que as elaboram não contarem com o apoio da opinião pública, em meio a uma comunidade de cidadãos conscientes.

(2) As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário  próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsa-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

(1) Joaquim trabalhava em um escritório que ficava no 12º andar de um edifício da Avenida Paulista. De lá avistava todos os dias a movimentação incessante dos transeuntes, os freqüentes congestionamentos dos automóveis e a beleza das arrojadas construções que se sucediam do outro lado da avenida. Estes prédios moderníssimos alternavam-se com majestosas mansões antigas. O presente e o passado ali se combinavam e, contemplando aquelas mansões, podia-se, por alto, imaginar o que fora, nos tempos de outrora, a paisagem desta mesma avenida, hoje tão modificada pela ação do progresso.

(3) Dizem as pessoas ligadas ao estudo da Ecologia que são incalculáveis os danos que o homem vem causando ao meio ambiente. O desmatamento de grandes extensões de terra, transformando-as em verdadeiras regiões desérticas, os efeitos nocivos da poluição e a matança indiscriminada de muitas espécies são apenas alguns dos aspectos a serem mencionados. Os que se preocupam com a sobrevivência e o bem-estar das futuras gerações temem que a ambição desmedida do homem acabe por tornar esta terra inabitável.

(2)O candidato à vaga de administrados entrou no escritório onde iria ser entrevistado. Ele se sentia inseguro, apesar de ter um bom currículo, mas sempre se sentia assim quando estava por ser testado. O dono da firma entrou, sentou-se com  ar de extrema seriedade e começou a lhe fazer as perguntas mais variadas. Aquele interrogatório parecia interminável. Porém, toda aquela sensação desagradável dissipou-se quando ele foi informado de que o lugar era seu.

(2) Estava parado no ponto de ônibus, quando vi, a meu lado, um rapaz que caminhava lentamente pela rua. Ele tropeçou em um pacote embrulhado em jornais. Observei que ele o pegou com todo o cuidado, abriu-o e viu, surpreso, que lá havia uma grande quantia em dinheiro.

(1) O objeto tem o formato semelhante ao de uma torre de igreja. É constituído por um único fio metálico que, dando duas voltas sobre si mesmo, assume a configuração de dois desenhos  (um dentro do outro), cada um deles apresentando uma forma específica. Essa forma é composta por duas figuras geométricas: um retângulo cujo lado maior apresenta aproximadamente três centímetros e um lado menor de cerca de um centímetro e meio; um dos seus lados menores é, ao mesmo tempo, a base de um triângulo eqüilátero, o que acaba por torna-lo um objeto ligeiramente pontiagudo.

(3) A televisão aliena o homem por requisita-lo inteiramente para si, uma vez que as informações que traz são bombardeadas em frações de segundos, não permitindo o menor desvio de sua atenção e nem uma reflexão mais aprofundada devido à rapidez e à quantidade de informações.



AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE 





Ana Cristina: Este assunto me fez distinguir o que envolve a narração, dissertação e descrição em um texto. No 1° momento, foi muito difícil diferenciar cada um ao ler um texto ou uma frase, mas com a didática da Prof.ª Jaqueline e a colaboração das minhas colegas eu pude compreender o que significa cada um e como identificar em um texto. 


Daniele Cristina: Todo texto envolve a tipologia textual, mas sem saber, no início acabei tropeçando em algumas coisas, porém tendo uma sábia ao lado (Jacqueline Andrade) impossível não levantar e começar tudo outra vez. Logo, a tipologia textual acrescentou em minha vida o ato de conhecer o desenvolvimento dos textos, e sendo assim pude compreender a narração, a descrição e a dissertação.


Dannyelly Duarte: Com a tipologia textual, pude aprender as diferenças da narração, dissertação e descrição que são envolvidas em um texto. De início nada é fácil. Às vezes, eu trocava um tipo de tipologia com o outro, mas como comecei a mudar minha postura me tornando assim uma leitora “desperta”, pude entender o que acontece com cada situação que é relacionada com o mesmo.


Fernanda Santos: Narrar é contar uma história. Descrever retrata um ambiente, personagem ou objeto. Dissertar diz respeito às ideias. Portanto, com essas pequenas definições que são constatadas no texto que a professora Jacqueline Andrade nos ofereceu, pude perceber o quanto é importante ter a ideia destes valores. Então pude observar que as dificuldades são normais de surgir quando não conhecemos algo, mas se nos empenharmos de um jeito ou de outro a recompensa virá no final.


Mariana Silva: O texto “Tipologia textual” me possibilitou o importante ato de destacar quando um texto é descritivo, narrativo ou dissertativo. O meu objetivo em relação a customizar um blog com as minhas colegas de equipe foi sensacional, porque, além de aprender com a tecnologia, pude aprender com assuntos que vai favorecer sem sombras de duvidas no meu crescimento profissional. Em relação à postura da nossa orientadora Jacqueline Andrade, só tenho a agradecer, porque a cada conquista é um degrau que estou subindo na sabedoria da vida.


Viviane Carlos: Ao entrar nesse assunto, me identifiquei imediatamente com ele. Pude entender melhor o que é, e como identificar uma narração, descrição e dissertação. Indo além, eu e minha equipe podemos verificar cada situação no texto relacionando-as com os demais.

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